Árbitros





Nome: Edson Bolivar Simas Júnior
Idade: 38 anos
Naturalidade: Fortaleza CE
Profissão: Educador Físico








Nossa função é de não deixar que as regras sejam descumpridas, e aplicá-las quando necessárias. Porém não me sinto como uma autoridade, pois que faz o espetáculo são os jogadores.
E no final do jogo se você não lembrar o nome do árbitro, significa que ele foi muito bem na arbitragem.
Tenho 18 anos de experiência apitando basquete "andante", e no cadeirante são 4 anos.
Iniciei em campeonatos da CBBC, em Fortaleza.
Meu início do BCR foi engraçado. Um dia o professor Mesquita me convidou para apitar um jogo BCR na Vila Olímpica do Castelão no ano de 2005.
Minha arbitragem foi da seguinte forma:
Quando acontecia alguma violação ou falta, o professor Mesquita me dizia pra apitar e depois que eu apitava, ele me dizia o que tinha acontecido e eu sinalizava... Foi ai que comecei no BCR...
Nesses 4 anos apitei em campeonatos  como:
4 Regionais NE
1 Regional N
1 Campeonato Brasileiro Feminino
1 Campeonato Brasileiro Divisão de Acesso
1 Campeonato Brasileiro III Divisão
1 Campeonato Brasileiro I Divisão e tive o prazer de trabalhar no Parapan 2007 no Rio de Janeiro.

E em Outubro com a saída do também árbitro Rui Marques da Coordenação Técnica, fui convidado pela Diretora da CBBC para assumir esta função que pretendo exercê-la da melhor forma possível.
Hoje eu tenho muito ânimo em apitar o BCR, devido a todo o contexto da modadlidade, ou seja, a cordialidade dos atletas, o clima de amizade existente entre os mesmos e os árbitros, o reconhecimento por parte da CBBC e das equipes participantes, entre é claro, a lição de vida que nos é dada pelos atletas da modalidade.
Eu nunca passei por nenhuma experiência constrangedora dentro de quadra, mas engraçada sim. No meu início eu não sabia como me posicionar, então em um contra ataque de uma equipe eu fiquei parado e não vendo ali passou a roda em cima do meu pé! E doeu pra danar! Hahaha! E eu não podia demonstrar! E outra vez foi quando convidei um árbitro de andante que nunca tinha apitado cadeirante, e então dois atletas se chocaram e ele parou o jogo e não soube o que fazer depois! Rsrsrs...
Hoje eu vejo o BCR em ascenção, haja visto temos hoje aproximadamente 90 equipes em nosso país, e espero que surja cada vez mais.
E com a CBBC buscando cada vez mais novos parceiros, acredito que só temos a ganhar com isso.
Tamém vejo que temos que implantar algo mais em nossos campeonatos, algo como a inclusão de palestras, debates, aulões e com a Comissão Técnica das nossas Seleções.
Acredito que assim podemos trazer academicos de Educação Físicae áreas afins, além de profissionais para somar aos que já temos.
A expectativa pra 2011 é que o BCR tenha tudo a crescer, pois com o apoio do CPB e o empenho dos clubes participantes, só temos a crescer cada vez mais.
O que tenho a dizer aos BASKETEIROS DE PLANTÃO é que mandem suas mensagens, participem ativamente desta páginae que aos que ainda não praticam esta que é uma modalidade apaixonante venha! Junte-se a nós! Para que o BCR seja realmente a modalidade paraolímpica número 1 do Brasil.
Só tenho a agradecer a família BCR e principalmente aos árbitros por todo o incentivo e apoio a mim dispensado nesta minha nova função dentro do BCR.
E também pedir aos BASKETEIROS DE PLANTÃO, de vez enquando (se possível sempre) visite o site da Associação Cearense dos Oficiais de Basketball (ACOB) http://www.acob/.esp.br pois lá também tem espaço para todos os praticantes e admiradores do Basquete Brasileiro. 


Matéria da reporter Basketeira Leni Lima!!!